As atividades na Escola precisam primar pelo cultivo da alegria e do riso, mas jamais às custas do sofrimento alheio.

sexta-feira, outubro 13, 2006

A leitura do artigo abaixo certamente ajudará você a entender porque a maioria das pessoas riem daquelas que são gays, ou fazem piada sobre negros,... Leia com atenção e, depois, reflita a respeito.

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria nos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada. Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram.

Após algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o facto.

Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: " Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui... "

Antes de seguir em frente, não esqueça: reflita sobre o texto.

4 Comments:

Blogger soniamara said...

Caro e animado colega Paulo,me senti como um dos macacos,pois parece que no meio em que trabalhamos vemos colegas se aposentando e estagiários chegando com a mesma mentalidade;e certamente responderiam da mesma forma que os macacos supostamente iriam responder.Podes crer que vou levar adiante essa reflexão.

outubro 14, 2006 2:56 PM

 
Blogger SABRINA said...

Paulo, não poderia haver melhor analogia do que esta para explicar a origem do preconceito. Adorei o texto! Quero saber de onde tu tira estas coisas, fico impressionada com os teus 2 blogs, são um show. Da amiga, Sabrina

outubro 16, 2006 5:28 PM

 
Blogger Nayanne Zimmermann said...

bom pra mim foi uma surpresa, pois foi a primeira vez que entrei no site, ler e refletir sobre esse texto foi muito gratificante.. pois crescir muito e espero que outra pessoas tambem compreende ao analisar o texto .. obrigado

setembro 27, 2009 4:09 PM

 
Blogger Nayanne Zimmermann said...

Este comentário foi removido pelo autor.

setembro 27, 2009 4:09 PM

 

Postar um comentário

<< Home