As atividades na Escola precisam primar pelo cultivo da alegria e do riso, mas jamais às custas do sofrimento alheio.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Estereótipo - O que é isso?

Quando estudamos sopre preconceito, uma outra palavra não pode ficar de fora: estereótipo.

Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. Como assim? Quando você ouve dizer que um novo colega que vai chegar é negro. Você pensa o quê? Talvez em nada, tudo bem. Mas pouca gente imagina que um colega bonito, elegante e perfumado poderia chegar. E se dizem que é uma colega, e que ela é lésbica? Talvez a gente escute alguém dizendo para outra mulher: "te cuida, viu?" Como assim "te cuida"? É porque, na idéia desta pessoa maldosa e ignorante (preconceituosa), uma mulher homossexual (lésbica) só pensa em uma coisa: ter uma mulher para ela. O mesmo se diz dos homens homossexuais, como se somente sexo passasse na cabeça dessas pessoas. Isso acontece por causa do ESTEREÓTIPO, relacionado ao preconceito.
Estereótipos são fonte de inspiração de muitas piadas, algumas de conteúdo racista, como as piadas de judeu, que é retratado como ávaro, negro, retratado como malandro, português (no Brasil), como pouco inteligente, homossexuais como afeminados, com voz melosa, etc.
Reflita: que tipo de situação de preconceito você já viveu? Como aconteceu? Quando alguém conta uma piada diminuindo os negros ou os gays, isso faz você rir? Você nunca imaginou que permitir estas piadas alimenta ainda mais o preconceito e reforça os estereótipos?